domingo, 5 de junho de 2011

PERGUNTAS.

Texto do link “Ideias”

Uma das ideias que mais chamou a atenção foi quando a autora escreve sobre a importância de se colocar de ante mão questões exploratórias com o objetivo de  alcançar resultados satisfatórios, partindo dessa estratégia cria-se em sala de aula um ambiente investigativo, tornando o aluno cada vez mais envolvido e até responsável diante de novos desafios, deste modo, fica fácil para o professor entender e aceitar as ideias que os alunos trazem sobre determinados assuntos, mesmo que isso desencadeie várias perguntas e gere um confronto de argumentos em sala de aula. E que, diante de uma pergunta a maioria sente-se motivada a questionar.
Outro tópico pertinente no link, é o fato de as mudanças conceituais serem muito difíceis pois, resistimos em abrir mão de nossos conceitos empíricos,isso é retratado diariamente no ensino da matemática quando proponho um exemplo e os alunos discordam, dai, ocorre a necessidade de um contra-exemplo pra convencer os que ainda não entenderam.
Enfim, o link mostra que a escola tem a função de aproximar os alunos a conhecimentos científicos,e um modo eficaz de se chegar a este objetivo é despertar os alunos por meio de perguntas para se chegarem a conclusão de uma ideia.

Autores selecionadas para abrir o módulo.

Jean Piaget, Sandra Pesavento, Léa Fagundes, Paulo Freire, Maturana e Varela e  Edgar Morin. Foram citados no módulo pois, acreditam que as perguntas têm o papel de ampliar o conhecimento.

O papel da pergunta na sala de aula.

Penso que as perguntas exercem um papel importante em sala de aula, são a partir delas que descobrimos os conhecimentos prévios dos alunos e deste princípio somos capazes de ajudarmos a contruírem novos conceitos. A pergunta também tem caráter investigativo afim de identificar se o aluno está aprendendo ou não.



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